segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CONTABILIDADE GERAL - PASSO A PASSO - XXIV

1 CONSTITUIÇÃO DE EMPRESA

Sempre que qualquer pessoa ou grupo de pessoas resolva explorar o ramo da Industria, Comércio ou Prestação de serviço, há necessidade de se constituir uma empresa (firma jurídica), para que essa empresa desenvolva suas atividades, precisa ter uma exigência legal, sem o que haverá um funcionamento de direito na prática dos atos comerciais.

Há diversas formas jurídicas para se constituir uma empresa, podendo ser individual ou sociedade.

Firma Individual:

É a empresa constituída por uma única pessoa, a qual se responsabiliza individualmente pelo negócio com um todo, assumindo todos os riscos com eventuais prejuízos decorrentes da atividade, atingindo inclusive os bens pessoais do titular da firma individual.

Sociedades:

As sociedades é a empresa constituída por duas ou mais pessoas, as quais nascem após o registro nos órgãos competentes que, conforme especificado em seu contrato social ou estatuto se Sociedade Anônima, se compromete a exercer à atividade mercantil, obedecendo à legislação pertinente, vigente no pais.

Sociedade por quotas de responsabilidade limitada:

As sociedades constituídas dessa forma é aquela cuja responsabilidade dos sócios é limitado à importância do seu capital social subscrito, porém solidário, até o limite das quotas dos demais sócios, ainda não integralizadas.

A sociedade por quotas de responsabilidade limitada, assim como outras espécies de sociedades, se constituem por um Contrato Social, na qual, uma ou mais pessoas se unem para a obtenção de um fim comum.

Nas sociedades por quotas de responsabilidade limitada pode ser adotada a RAZÃO SOCIAL ou DENOMINAÇÃO SOCIAL.

A razão social ou firma, deve conter o nome ou nomes dos sócios, da expressão “Irmãos, Filhos ou seguida do termo & Cia”.

Exemplo:

- Pereira & Souza Ltda;

- Vinicius Souza & Filhos Ltda;

- Irmão Oliveira Ltda;

- Pereira, Souza & Cia Ltda;

- André Luiz Oliveira & Cia Ltda.

A denominação social, deverá ser composta de um termo de fantasia e, quando, dar e conhecer o objeto da sociedade.

Exemplo:

- Vini - Ind. e Com. de Aço Ltda;

- Kely Confecções Ltda;

- Path - Corretora de Imóveis Ltda;

- Transportadora Vai e Vem Ltda;

- Patathi Patathá Brinquedos Ltda.

As empresas poderão ainda, adotar o nome de fantasia, que é o titulo de propaganda ou marca de seus produtos.

Sociedades Anônimas:

A divisão do capital social das sociedades anônimas, também conhecida por S/A, é dividido em ações, que põem ser:

  • Ordinária (nominativa ou ao portador), cujo possuidor tem direito a voto;
  • Preferenciais (nominativas ou ao portador), cujo possuidor não tem direito ao voto.

A responsabilidade dos acionistas é limitada até a integralização das ações por ele subscritas.

Sociedade de Capital e Indústria:

Esta sociedade é constituída por dois tipos de sócios: sócios capitalistas que entra com o capital e possui responsabilidade solidária e limitada até o total das obrigações sociais e o sócio de industria, que não participa com capital, portanto não possui responsabilidade e não podem gerenciar a sociedade e nem fazer parte do nome. Os sócios de industria somente prestam serviços à sociedade a qual pertencem.

Sociedade em Comandita por Ações:

Este tipo de sociedade é composto por dois tipos de acionistas ou sócios: os que exercem cargos de direção ou gerência, cuja responsabilidade é solidária e ilimitada pelo total das obrigações assumidas pela sociedade e os que não exercem esses cargos, cuja responsabilidade é limitada à importância de seu capital.

Sociedade em Nome Coletivo:

São sociedades constituídas por dois ou mais sócios que respondem por todas as obrigações sociais assumidas pela sociedade, isto é responsabilidade é solidária e ilimitada.

Sociedade de Economia Mista:

São constituídas com capital privado e público.

Sociedade Cooperativa:

São constituídas com o fim específico de suprir as necessidades dos associados, portanto não tem fins lucrativos.

1 OPERAÇÃO COM MERCADORIAS

Este é um ponto crucial para as empresas comerciais: o controle da movimentação das mercadorias e o apropriado registro em cada operação. O objetivo desta aula é dar uma noção geral sobre o assunto, remetendo o aluno a pesquisas mais aprofundadas, dependendo do seu interesse em cada tema envolvido. Alguns alunos poderão estar mais interessados nos aspectos tributários das operações com mercadorias, outros em sua contabilização, ou ainda nos aspectos de controle dos estoques.

Um dos objetivos da contabilidade é o registro dos fatos que alteram o patrimônio das empresas, decorrentes de suas operações.

Nas empresas comerciais, o estoque tem um importante papel, exigindo que o Contador esteja atento ao registro de suas movimentações, para produzir a informação contábil de qualidade e de utilidade ao empresário.

Algumas das mais comuns operações com estoques:

• Compras de mercadorias (a vista ou a prazo);

• Descontos e abatimentos incondicionais;

• Devoluções de compras;

• Fretes sobre as compras;

• Critérios de avaliação dos estoques (PEPS, UEPS, Preço específico, Custo médio);

• Vendas de mercadorias (a vista ou a prazo);

• Devoluções de vendas;

• Descontos e abatimentos incondicionais;

• Apuração do Resultado da conta mercadorias.

Compra de Mercadorias

Para atingir seu objetivo, que é revender mercadorias com lucro, as empresas comerciais adquirem mercadorias de indústrias, atacadistas, importadores ou do produtor direto.

• As indústrias fabricam os bens de consumo geral.

• Os atacadistas são empresas comerciais que compram grandes quantidades de produtos, de indústrias ou de importadores, e revendem somente para outras empresas comerciais.

• Os importadores são empresas especializadas em importar mercadorias de outros países para, depois, revendê-las internamente no nosso país.

• O produtor direto é a pessoa que produz o bem e o comercializa, com revendedores.

Essas empresas ou pessoas são chamadas de Fornecedores das empresas comerciais, que vendem para o consumidor final.

Na compra a vista, existe a entrega de mercadorias (produtos) mediante a troca por numerários (dinheiro ou cheque); na compra a prazo, existe a entrega de mercadorias (produtos) mediante a Obrigação da empresa comercial de pagar no futuro.

Descontos ou abatimentos condicionais são aqueles que a empresa recebe dos fornecedores, condicionados a fatos posteriores à emissão do documento fiscal, seja para retribuir a pontualidade de pagamento, seja para compensar pequenas avarias nas mercadorias, ou por mera liberalidade, mas sempre após a emissão da nota fiscal.

Descontos ou abatimentos incondicionais são aquelas parcelas redutoras do preço de compra, têm que, obrigatoriamente, vir destacados na nota fiscal, portanto o vendedor concederá o desconto ou abatimento, como parte da negociação, não dependendo, portanto, de acontecimentos posteriores à emissão do documento fiscal.

Uma vez efetuada a compra, poderá ocorrer a sua anulação ou devolução, total ou parcial, por motivos, tais como: avarias no transporte, mercadoria entregue em desacordo com o pedido, dificuldade financeira do comprador, e outros motivos que possam justificar a devolução.

Se a devolução ou anulação ocorrer no ato da entrega, não existe necessidade de emissão de documento fiscal. Deverá ser declarado, no verso da nota de compra, qual o motivo justifica a devolução, não estará sujeita à contabilização, pois a operação de compra não se concretizou.

Caso a mercadoria já tenha ingressado no estabelecimento, se houver o recebimento formal da mercadoria, deve-se emitir nota de devolução e registrar as operações.

Quando o fornecedor arca com o frete até o estabelecimento comprador, dá-se o nome de frete FOB ou, em português, entrega livre de frete ou frete pago; quando o comprador assume o pagamento do frete, deste a retirada da mercadoria do fornecedor até o seu estabelecimento, dá-se o nome de frete CIF ou compra mais o frete ou frete a pagar.

No segundo caso, o frete é parte integrante do custo da mercadoria, portanto deverá ser contabilizado como estoque.

Assim, toda vez que a empresa assumir o pagamento do frete para transportar mercadorias do fornecedor até seu ponto de comercialização, deverá lançar o custo desse frete como custo da mercadoria.

Apuração do CMV

A empresa pode ter em estoque o mesmo produto adquirido em datas diferentes, com custos unitários diferentes. Surge, assim, a dúvida sobre qual preço unitário deve ser atribuído a tais estoques na data do Balanço.

Os métodos de avaliação de estoques cabem ressaltar que, no Brasil, a legislação do Imposto de Renda tem permitido, apenas, a utilização do método do preço específico, do custo médio ponderado móvel ou a dos bens adquiridos mais recentemente (Fifo ou Peps), não permitindo, para fins fiscais, o uso do Lifo ou Ueps, motivo pelo qual a maioria das empresas, no Brasil, utiliza, principalmente, o critério da média ponderada móvel. Estes como Inventário Permanente. Mas também existe a apuração do CMV pelo Inventário Periódico.

Vendas de Mercadorias

O objetivo da empresa comercial é gerar receitas por meio das vendas de suas mercadorias, constituindo-se, obviamente, na sua principal fonte de receita. As pessoas que compram as mercadorias são conhecidas como clientes.

Nas vendas a vista, a empresa recebe, no ato da venda, o valor das mercadorias, e, nas vendas a prazo, ela passa a ter direito de receber, futuramente, o valor das mercadorias transacionadas.

O mesmo conceito de Descontos ou Abatimentos incondicionais sobre Compras é utilizado nas vendas, referem-se somente às parcelas redutoras do preço de venda quando constam da Nota Fiscal de Venda e não dependem, para sua concessão, de evento posterior à emissão desses documentos.

As devoluções de vendas, vendas anuladas ou vendas canceladas, correspondem à anulação de valores registrados como receitas de vendas, decorrentes de devoluções de mercadorias ou cancelamento de vendas.

As vendas podem ser canceladas por vários motivos: insatisfação do cliente quanto à qualidade da mercadoria, mercadorias danificadas no transporte, não atende as especificações do cliente, problemas financeiros do cliente, ou qualquer outro motivo desconhecido no ato da venda.

Resultado com Mercadorias ou Lucro Bruto

É obtido da diferença entre o valor das Vendas Líquidas efetuadas em um determinado período e o valor Custo das Mercadorias Vendidas incorrido nesse mesmo período.

O Resultado com Mercadorias (RCM) é também denominado Resultado Operacional Bruto. Quando positivo, é denominado Lucro Operacional Bruto (ou Lucro Bruto) e, quando negativo, Prejuízo Operacional Bruto (ou Prejuízo Bruto).

RCM/LUCRO BRUTO = V - CMV

RCM = RESULTADO COM MERCADORIAS

V = VENDAS LÍQUIDAS

CMV = CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS

O Resultado Líquido de um período (lucro líquido ou prejuízo líquido) é obtido adicionando-se ao RCM as outras receitas e deduzindo-se as outras despesas.

1.1 CONTROLE DE ESTOQUES

Estoque de Mercadorias

Tendo em vista que a empresa poderá adquirir um mesmo tipo de mercadoria em datas diferentes, pagando por ela preços que variam, para determinarmos custo das mercadorias estocadas, há necessidade de adotarmos alguns critérios.

Os critérios são:

a) Preço específico: o critério de avaliação do preço especifico consiste em se atribuir a cada unidade do estoque o preço efetivamente pago por ela. É um critério que só pode ser utilizado para mercadorias de fácil identificação física, como por exemplo, imóveis para revenda, veículos usados etc.

b) PEPS: significa primeiro que entra, primeiro que sai. Adotando este critério para valoração dos estoques, a empresa atribuirá às mercadorias estocadas os custos mais recentes.

c) UEPS: significa último que entra, primeiro que sai. Adotando este critério para valoração dos seus estoques, a empresa sempre atribuirá às suas mercadorias em estoque os custos mais antigos guardadas as devidas proteções com as mercadorias que entraram e saíram do estabelecimento.

d) Custo Médio: Adotado este critério, as mercadorias estocadas serão sempre valoradas pela média dos custos de aquisição, sendo estes, atualizados a cada compra efetuada.

1.1.1 OPERAÇÃO COM INVENTÁRIO PERMANENTE E PERIÓDICO

1.1.1.1 CUSTOS DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV)

Para se apurar os custos das mercadorias vendidas precisa-se trabalhar com dois sistemas de inventário, dependendo da sistemática de trabalho que se evolui na empresa e o método que se decide aplicar no controle de estoque da empresa.

1.1.1.2 INVENTÁRIO PERMANENTE:

O critério para avaliação do estoque de mercadorias trabalha com três sistemas de inventário, sendo o controle de estoque pelo PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que sai), o UEPS (Ultimo que Entra Primeiro que Sai) e o Médio Ponderado, que trabalham com a média do controle de estoque.

Quando controlamos de forma continua o Estoque de mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo custo dessas mercadorias vendidas (CMV), esse controle permanente é efetuado sobre todas as mercadorias que estiverem à disposição para venda, isto é, esse controle é efetuado sobre as mercadorias (CMV) e sobre as mercadorias que não foram vendidas (estoque final). Pela soma dos custos de todas as vendas, teremos o custo das mercadorias vendidas (CMV) total do período.

No inventário permanente pode-se utilizar uma ficha de controle para se conhecer o saldo em estoque.

No sistema PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai), a este controle com base neste critério, daremos baixas no custo da seguinte maneira: à medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixa a partir das primeiras compras, o que eqüivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as primeiras unidades compradas.

No sistema UEPS (Ultimo que Entra Primeiro que Sai), faz-se o contrario do sistema anterior, dando como custo, o valor da ultima mercadoria entrada, assim, a entrada é a primeira a sair.

No sistema Médio Ponderado Móvel, para evitar o controle de preço por lotes, como nos métodos anteriores, e para fugir aos extremos, existe a possibilidade de se dar como custo o valor médio das compras. Este valor médio é bastante utilizado pois, pode ser a média das compras no período, ou só do ultimo mês etc., o mais utilizado, entretanto e, mais lógico também, é o valor médio do custo do estoque existente. Chama-se de ponderada móvel, pois, o valor médio de cada unidade em estoque se altera pela compra de outras unidade por um preço diferente. Assim, ele será localizado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existentes.

1.1.1.3 INVENTÁRIO PERIÓDICO:

Quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante do nosso estoque e, portanto, sem controlar o Custo das Mercadorias Vendidas. Quando necessitamos apurar o Resultado obtido com a venda de mercadorias (RCM), fazemos um levantamento físico para avaliação do estoque de mercadorias disponíveis para venda durante o período e, com esse estoque final (apurado extra contabilmente), obtemos o custo das mercadorias vendidas (CMV) nesse período.

Quando não é efetuado o controle contínuo do nosso Estoque de Mercadorias e, tampouco do nosso CMV, para a determinação deste último é necessário fazer a dedução. Fórmula para se achar o CMV= Estoque Inicial + Compras Liquidas - Estoque Final.

1.1.1.2.1 INVENTÁRIO PERMANENTE:

Para apurar o custo das mercadorias vendidas utilizando o sistema de inventário permanente necessita haver um controle individual de cada referência ou produto, e sabe-se que existem três métodos para controle do estoque pelo inventário permanente, conforme observado anteriormente.

Para esclarecer de forma clara e precisa utilizará como exemplo inicial o inventário permanente o método PEPS – Primeiro produto que entra no estoque é o primeiro produto que irá sair do estoque.

Sabe que na empresa utilizada no exemplo, iniciou suas compras no dia 05 de fevereiro e adquiriu pela nota fiscal de entrada 100 unidades do produto “X” avaliado por $ 10.000,00 a unidade, totalizando a nota fiscal pelo valor de $ 1.000.000,00. No dia 08 de fevereiro vendeu 20 unidades. No dia 10 de fevereiro adquiriu 50 unidades avaliadas por $ 11.300,00 a unidade, totalizando a nota fiscal de entrada por $ 565.000,00. No dia 19 de fevereiro adquiriu novamente 50 unidades, mas o valor da unidade foi negociado por $ 15.900,00, totalizando assim a nota fiscal de entrada por $ 795.000,00. No dia 28 de fevereiro a empresa efetuou a venda de 140 unidades. Identificar o valor do Custo das mercadorias vendidas no mês de fevereiro e o saldo final do mês em estoque. Sabe-se que a empresa controla o seu estoque pelo inventário permanente, utilizando o método PEPS.

Data

Histórico

Quantidade

Entrada

Saída

Saldo

$ Unit.

$ total

$ Unit.

$ total

Quant.

$ Unit.

$ total

05/02

NF compra

100

10.000

1.000.000

100

10.000

1.000.000

08/02

NF venda

20

10.000

200.000

(20)

10.000

(200.000)

Saldo Líquido

80

10.000

800.000

10/02

NF compra

50

11.300

565.000

50

11.300

565.000

Saldo Líquido

130

---------

1.365.000

19/02

NF compra

50

15.900

795.000

50

15.900

795.000

Saldo Líquido

180

---------

2.160.000

28/02

NF venda

80

10.000

800.000

(80)

10.000

(800.000)

50

11.300

565.000

(50)

11.300

(565.000)

10

15.900

159.000

(10)

15.900

(159.000)

Total das Saídas

140

---------

1.524.000

(140)

---------

(1.524.000)

Saldo Líquido do Estoque

40

15.900

636.000

Total do CMV no mês

160

---------

1.724.000

Este próximo exemplo a ser apresentado é também o inventário permanente, mas usando o método UEPS – último produto que entra no estoque é o primeiro produto que irá sair do estoque.

Sabe que na empresa utilizada no exemplo, iniciou suas compras no dia 05 de fevereiro e adquiriu pela nota fiscal de entrada 100 unidades do produto “X” avaliado por $ 10.000,00 a unidade, totalizando a nota fiscal pelo valor de $ 1.000.000,00. No dia 08 de fevereiro vendeu 20 unidades. No dia 10 de fevereiro adquiriu 50 unidades avaliadas por $ 11.300,00 a unidade, totalizando a nota fiscal de entrada por $ 565.000,00. No dia 19 de fevereiro adquiriu novamente 50 unidades, mas o valor da unidade foi negociado por $ 15.900,00, totalizando assim a nota fiscal de entrada por $ 795.000,00. No dia 28 de fevereiro a empresa efetuou a venda de 140 unidades. Identificar o valor do Custo das mercadorias vendidas no mês de fevereiro e o saldo final do mês em estoque. Sabe-se que a empresa controla o seu estoque pelo inventário permanente, utilizando o método UEPS - último produto que entra no estoque é o primeiro produto que irá sair do estoque.

Data

Histórico

Quantidade

Entrada

Saída

Saldo

$ Unit.

$ total

$ Unit.

$ total

Quant.

$ Unit.

$ total

05/02

NF compra

100

10.000

1.000.000

100

10.000

1.000.000

08/02

NF venda

20

10.000

200.000

(20)

10.000

(200.000)

Saldo Líquido

80

10.000

800.000

10/02

NF compra

50

11.300

565.000

50

11.300

565.000

Saldo Líquido

130

---------

1.365.000

19/02

NF compra

50

15.900

795.000

50

15.900

795.000

Saldo Líquido

180

---------

2.160.000

28/02

NF venda

50

15.900

795.000

(50)

15.900

(795.000)

50

11.300

565.000

(50)

11.300

(565.000)

40

10.000

400.000

(40)

10.000

(400.000)

Total das Saídas

140

---------

1.760.000

(140)

---------

(1.760.000)

Saldo Líquido do Estoque

40

10.000

400.000

Total do CMV no mês

160

---------

1.960.000

Este próximo exemplo a ser apresentado é também o inventário permanente, mas usando o método Médio Ponderado Móvel.

Sabe que na empresa utilizada no exemplo, iniciou suas compras no dia 05 de fevereiro e adquiriu pela nota fiscal de entrada 100 unidades do produto “X” avaliado por $ 10.000,00 a unidade, totalizando a nota fiscal pelo valor de $ 1.000.000,00. No dia 08 de fevereiro vendeu 20 unidades. No dia 10 de fevereiro adquiriu 50 unidades avaliadas por $ 11.300,00 a unidade, totalizando a nota fiscal de entrada por $ 565.000,00. No dia 19 de fevereiro adquiriu novamente 50 unidades, mas o valor da unidade foi negociado por $ 15.900,00, totalizando assim a nota fiscal de entrada por $ 795.000,00. No dia 28 de fevereiro a empresa efetuou a venda de 140 unidades. Identificar o valor do Custo das mercadorias vendidas no mês de fevereiro e o saldo final do mês em estoque. Sabe-se que a empresa controla o seu estoque pelo inventário permanente, utilizando o método Médio Ponderado Móvel.

Data

Histórico

Quantidade

Entrada

Saída

Saldo

$ Unit.

$ total

$ Unit.

$ total

Quant.

$ Unit.

$ total

05/02

NF compra

100

10.000

1.000.000

100

10.000

1.000.000

08/02

NF venda

20

10.000

200.000

80

10.000

800.000

10/02

NF compra

50

11.300

565.000

130

10.500

1.365.000

19/02

NF compra

50

15.900

795.000

180

12.000

2.160.000

28/02

NF venda

140

12.000

1.680.000

40

12.000

480.000

Total do CMV no mês

160

---------

1.880.000

Resumo dos métodos de apuração do estoque, utilizando o Inventário Permanente:

Método

CMV

Estoque Final

PEPS

1.724.000

636.000

UEPS

1.960.000

400.000

Média

1.880.000

480.000

Segundo a Legislação tributária o método UEPS - último produto que entra no estoque é o primeiro produto que irá sair do estoque, as leis fiscais não autoriza as empresas enquadrada na tributação de Lucro Real, devido o resultado do Custo das Mercadorias Vendidas, serem mais altas do que as demais metodologia, com isso diminui a lucratividade e o imposto de renda pessoa jurídica e a contribuição social sobre os lucros sofrem diminuição na arrecadação.

Para as empresas analisarem a tributação, a metodologia do PEPS - primeiro produto que entra no estoque é o primeiro produto que irá sair do estoque. Neste caso o que não compensa para empresa é esse método, devido a lucratividade ser apurada maior e com isso contribui-se mais com o imposto de renda pessoa jurídica e a contribuição social.

Portanto para ser benéfico para as empresas e para o fisco, a melhor forma quando o estoque é controlado pelo inventário permanente, se utiliza o método Médio Ponderado Móvel, é aceito pelo fisco e assim fica-se em uma média para haver uma contribuição justa e benéfica para ambos os sistemas econômicos, organização e governo.

1.1.1.3.1 INVENTÁRIO PERIÓDICO:

Este inventário é realizado pelas empresas que não controle o seu estoque por meio individualizado, ou seja, permanentemente, dessa forma o sistema de controle do Custo das Mercadorias Vendidas, é realizado através de um controle de formula que chaga claramente aos resultados.

A fórmula é

CMV = Estoque Inicial + Compras Líquidas – Estoque Final.

Para apurar o custo das mercadorias vendidas utilizando o sistema de inventário periódico necessita haver um levantamento através de balanço dos estoques para saber qual é o estoque final, buscando através dos relatórios de inventário o estoque anterior ou inicial e mais as compras líquidas do período para chegar realmente ao custo apurado pelas mercadorias vendidas no período pré-determinado.

Para esclarecer de forma clara e precisa utilizará como exemplo a seguir:

Sabe que na empresa utilizada no exemplo, iniciou seu estoque com $ 200.000,00 de estoque de mercadorias, no decorrer do mês comprou no dia 05 de fevereiro e adquiriu pela nota fiscal o valor de $ 1.000.000,00. No dia 10 de fevereiro adquiriu através da nota fiscal de entrada o valor de $ 565.000,00. No dia 19 de fevereiro adquiriu novamente mercadorias por $ 795.000,00. No dia 28 de fevereiro a empresa efetuou o levantamento do estoque e identificou através de balanço que o estoque final esta avaliado em $ 480.000,00. Identificar o valor do CMV – Custo das mercadorias vendidas.

CMV = $ 200.000,00 + ($ 1.000.000,00 + $ 565.000,00 + $ 795.000,00) - $ 480.000,00

CMV = $ 200.000,00 + $ 2.360.000,00 - $ 480.000,00

CMV = 2.080.000,00

Resumo dos métodos de apuração do estoque, utilizando o Inventário Periódico:

Método

CMV

Estoque Final

Periódico

2.080.000,00

480.000,00

Sendo assim o controle de estoque pode ser realizado de várias formas, todas se aproxima da realidade, para colocar em prática depende da administração decidir a melhor maneira para apurar os resultados e avaliar a lucratividade da organização.

Portanto indicar a melhor maneira de decidir depende se estão avaliando a empresa na forma fiscal ou na forma gerencial, para isso quem decide é especificamente a equipe de diretores, administradores e controles da empresa.

2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

Possibilidade de avaliar o volume de recursos aplicados em estoque.

Condições de avaliar o volume de recursos aplicados em grupo de estoque.

Verificar e acompanhar a rotação dos estoques.

Calcular o custo da mercadoria vendida (CMV).

Este controle de estoques visa, ao dirigente da empresa, utilizar instrumentos que facilitem o controle dos estoques, de maneira rápida e eficiente, a fim de que possa obter informações importantes que lhe possibilitem, entre outros:

· Avaliar o volume de dinheiro aplicado em estoques;

· Avaliar o volume de dinheiro aplicado em cada grupo de estoques;

· Verificar e acompanhar a rotação de giro dos estoques;

· Calcular o custo da mercadoria vendida (CMV) ou custo do material consumido;

· Conhecer a quantidade existente e a média das vendas/compras num determinado período.

Com essas informações poderão decidir e administrar melhor o que deve ser comprado, em que quantidade e o quê é mais importante para reforçar a venda.

3 PROCEDIMENTO PARA IMPLANTAÇÃO

Para que o controle seja eficazmente implantado, deverá ser considerado:

A definição de códigos para as mercadorias, separadas por grupo de produtos classificados de acordo com o ramo da empresa.

Toda a movimentação de mercadorias/materiais deverá ser registrada através de uma nota/controle e centralizada numa única pessoa para os devidos registros, evitando assim, duplicidade de lançamentos.

O formulário que em questão, foi desenvolvido, especialmente testado e implantado em muitas empresas. Veja a seguir como proceder em relação aos estoques.

4 ILUSTRAÇÃO DE UMA CLASSIFICAÇÃO ABC EM ESTOQUES:

Produto

A Material Estoque 10%

Dinheiro Aplicado 70%

B Material Estoque 30%

Dinheiro Aplicado 25%

C Material Estoque 25%

Dinheiro Aplicado 05%

O produto “A” é aquele que se mantém em pouca quantidade no estoque, mas, o valor monetário, é grandemente aplicado. Exemplo: Uma empresa que vende motores, concessionárias etc.

O produto “B” é aquele que se mantém na média: tanto o produto em estoque, como também o valor monetário são praticamente iguais. Exemplo: Uma empresa que comercializa roupas.

O produto “C” é aquele que se mantém uma enorme quantidade de produto em estoque, mas, o valor monetário aplicado é pouco. Exemplo: Uma empresa que comercializa parafusos, arruelas etc.

5 A IMPORTÂNCIA DOS ESTOQUES

Normalmente, os estoques representam um dos investimentos mais elevados nas contas que compõem a estrutura de capital de giro nas empresas simplificadas. Essas contas são representadas pelas aplicações em caixa, contas a receber e estoques. Em função desse alto investimento, o item estoque tem grande importância no contexto da empresa. Portanto, quando o empresário for realizar compras para suprir as necessidades de sua empresa, deve analisar, para evitar que o entusiasmo do presente se transforme em problemas para o futuro.

Pensando assim, o empresário deve procurar trabalhar com estoques que se enquadrem em padrões mínimos e máximos, ditados pela segurança e pelo bom senso. A classificação básica que as empresas fazem, quanto aos estoques, geralmente é a seguinte: Empresas Comerciais: Mercadorias e Empresas Industriais: Matéria-prima, Produtos em processo e Produtos Acabados.

6 NÍVEL DE ESTOQUES

Em função da importância dos estoques e, para garantir a rentabilidade do capital aplicado, é ideal que o empresário estabeleça níveis de estoques para cada item, visando, principalmente, reduzir o investimento desnecessário e possibilitar o fluxo normal de produção/vendas de forma contínua e uniforme evitando possíveis interrupções.

6.1 ESTOQUES MÍNIMOS

É a quantidade mínima de uma mercadoria e/ou matéria-prima que a empresa deve manter em estoque para atender às suas necessidades por determinado período.


Nenhum comentário: