APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO NA CONTABILIZAÇÃO DOS POSSÍVEIS FATOS EXISTENTE NA CONTABILIDADE
Estudo de caso utilizado na composição da contabilização dos fatos contábeis referente a Empresa “X”
A empresa utilizada como base para contabilização e apuração do resultado é uma empresa comercial no ramo de confecção e tendo como inicio das atividades a formação integralizada do capital conforme segue os dados dos atos e fatos a seguir:
No dia xx/xx/xxxx as atividades da empresa conforme especificado no contrato social, diz que a sociedade é composta por um capital de $ 100.000,00, integralizando no ato com depósito bancário na conta corrente da empresa o valor correspondente a 90% representando $ 90.000,00. O restante do capital será integralizado em três meses após o início das atividades comerciais.
No dia xx/xx/xxxx os sócios realizaram o depósito de $ 90.000,00 no Banco “X” S/A, conforme comprovante de depósito anexado em arquivos.
No dia xx/xx/xxxx pagamento das taxas referente o registro legal da empresa, conforme segue:
CUSTO PARA ABRIR UMA EMPRESA.
Observação, cada legislação estadual, municipal tem sua formalização legal, esta informação a seguir, pode ser mudada de acordo com o Estado, Município e a legislação econômica das atividades empresariais.
1) Taxa de Pesquisa de Viabilidade: Pesquisa feita na prefeitura, para saber se o imóvel onde a empresa pretende se instalar é autorizado para tal atividade. Em algumas prefeituras pode ser gratuita ou até de ser ínfima a taxa, mas gira entre R$ 5,00 e R$ 10,00.
2) Para registrar o Contrato Social será necessário fazer pesquisa do nome da empresa na Junta Comercial e posteriormente fazer o registro
3) Advogado para “aprovar” o Contrato Social: Se a empresa não for considerada oficialmente Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (ME ou EPP), será necessário contratar um, antes de ser registrado na Junta Comercial. A maioria das sociedades simples (profissionais liberais) não podem ser registradas como ME ou EPP. Se for um trabalho isolado, talvez você precise pagar entre R$ 100,00 e R$ 200,00 para essa análise e assinatura do advogado no contrato social. Alguns escritórios contábeis já têm advogados e você não precisará pagar taxa alguma separadamente.
4) Taxa de Alvará Sanitário: Pode variar em torno de R$ 100,00. Na maioria das vezes é um cálculo em função da metragem quadrada do estabelecimento em conjugado com a atividade comercial. O imóvel deve estar em condições higiênico-sanitárias de receber aquela atividade, caso contrário terá que gastar um pouco mais para fazer a adaptação conforme a atividade.
5) Taxa de Alvará do Corpo de Bombeiros: Também pode girar em torno de R$ 100,00. Isso sem considerar que todo o imóvel também precisa estar com os equipamentos de proteção e combate a incêndio, como extintores, placas com aviso de escape (saída, corredor, etc), luz de emergência e outras exigências variando conforme a atividade.
6) Taxa de Alvará de Estabelecimento: Varia de prefeitura para prefeitura, em função da atividade e metragem quadrada do estabelecimento. Pode variar de R$
7) Alvará Especial conforme a atividade: Dependendo da atividade será necessário uma autorização especial de funcionamento, concedida pelo órgão de classe. Exemplo: consultório odontológico, escritório contábil. A taxa pode variar entre R$ 200,00 e R$ 500,00.
8) Notas Fiscais: Para iniciar a atividade será necessário adquirir seu primeiro “lote” de notas fiscais. Não sai por menos de R$ 300,00.
9) PCMSO e PPRA: São, respectivamente, Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, obrigatórios para todas as empresas que têm empregados, até mesmo para as ME e EPP. Não saem por menos de R$ 300,00.
Você ainda pode considerar o gasto com a Contribuição Sindical Patronal e, dependendo do formato da organização – Sociedades por Ações ou as OSCIPs (as populares ONGs), será necessário fazer publicações de editais, estatutos e outros, encarecendo sobremaneira o processo.
Detalhe: Os alvarás são renovados anualmente – bem como também é anual o pagamento da Contribuição Sindical Patronal. E nem falamos dos impostos e encargos sociais. Isso já é assunto para outra coluna.
Pagamento da taxa de pesquisa de viabilidade. | $ | 10,00 |
Pagamento da taxa de registro do Contrato Social. | $ | 300,00 |
Pagamento dos honorários advocatícios. | $ | 200,00 |
Pagamento da taxa de alvará sanitário. | $ | 100,00 |
Pagamento da taxa de alvará do corpo de bombeiro. | $ | 100,00 |
Pagamento da taxa de alvará de estabelecimento. | $ | 100,00 |
Pagamento da taxa de alvará especial conforme atividade. | $ | 500,00 |
Todo esse pagamento foi realizado com dedução da conta corrente da empresa no banco “X” S/A.
No dia xx/xx/xxxx, através da NF xxxx, a empresa adquiriu móveis para escritório com pagamento com cheque da empresa o valor de $ 10.000,00.
No dia xx/xx/xxxx, através da NF xxxx, a empresa adquiriu computadores e utensílios com pagamento com cheque da empresa o valor de $ 10.000,00.
No dia xx/xx/xxxx, através da NF xxxx, a empresa adquiriu diversos materiais de consumo com pagamento com cheque da empresa conforme relata a seguir:
Pagamento do fornecedor de material de consumo. | $ | 2.000,00 |
Pagamento do fornecedor de material de consumo. | $ | 1.000,00 |
Pagamento do fornecedor de material de consumo. | $ | 3.000,00 |
Pagamento do fornecedor de material de consumo. | $ | 2.000,00 |
No dia xx/xx/xxxx, através da NF xxxx, a empresa adquiriu a prazo do fornecedor mercadorias para revenda, conforme relatado no contexto do assunto sobre comercialização de mercadorias.
No dia xx/xx/xxxx, através da NF xxxx, a empresa adquiriu a prazo do fornecedor segunda compra de mercadorias para revenda, conforme relatado no contexto do assunto sobre comercialização de mercadorias.
No dia xx/xx/xxxx, através da NF xxxx, a empresa vendeu a prazo aos clientes as mercadorias para revenda, conforme relatado no contexto do assunto sobre comercialização de mercadorias.
No dia xx/xx/xxxx, através de dedução da conta corrente da empresa efetuou o pagamento dos diversos gastos:
Luz | $ | 1.000,00 |
Água | $ | 200,00 |
Telefone | $ | 500,00 |
Honorários Contábeis | $ | 1.500,00 |
Aluguel | $ | 3.000,00 |
Despesas Diversas | $ | 2.500,00 |
No dia xx/xx/xxxx, provisionou o pró-labore dos sócios o valor de $ 3.000,00.
No dia xx/xx/xxxx, contabilizar a depreciação do mês referente os bens do imobilizado.
No dia xx/xx/xxxx, contabilizar a apuração do ICMS para empresas enquadradas no lucro real e presumidas.
No dia xx/xx/xxxx, provisionou a folha de pagamento, conforme relatado no contexto do assunto sobre operação com pessoal.
No dia xx/xx/xxxx, contabilizar a provisão da folha de pagamento.
No dia xx/xx/xxxx, contabilizar o encerramento do exercício.
No dia xx/xx/xxxx, contabilizar a situação liquida da empresa – Lucro ou Prejuízo do Exercício.
1. Contabilização dos Fatos Contábeis
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